Sep 27, 2006

Sep 19, 2006

. : CONCURSO DE DESENHO











. : Aqui ficam as minhas propostas para o "CONCURSO DE DISEÑO - COCHE CONMEMORATIVO SALÓN DEL HOBBY 2006" a realizar em Barcelona no próximo mês de Novembro. Como habitualmente, a marca de slot NINCO abriu um concurso aos seus associados para a concepção de uma decoração exclusiva dedicada a este certame. No primeiro ano consegui uma menção honrosa - dos 12 finalistas fui o único português - e ganhei um fantástico PORSCHE 911. No ano passado só tive conhecimento do concurso nos últimos dias e tive uma participação pouco inspirada. Este ano, o modelo escolhido foi este Nissan 350Z e espero voltar a ser finalista - apesar de ser difícil, pois já há mais sócios mas sobretudo por ter sido já seleccionado uma vez e a marca não querer duplicar os finalistas.

Sep 4, 2006

. : Classicos a escala 1.

Aqui fica um artigo que escrevi para a revista TOPOS & CLÁSSICOS, que foi publicada na edição deste mês de Setembro. Também consigo expor mais algumas fotos que não puderam sair na revista, por falta de espaço.



CLÁSSICOS À ESCALA
Textos e fotos: Rui Queirós | http://ruics.blogspot.com

Ver um Chevrolet Corvette L-88 a lutar contra vários Porsche 911 S e Carrera RS, uma armada de Fiat 1000 Abarth contra os Alfa Romeu GTAM, uma grelha composta por Porsche 356, Ferrari 166 MM ou Maserati A6 GCS e no fim uma luta intensa entre os Ferrari 512 e os Ford GT 40...



Foi o que aconteceu no passado mês de Junho, numa corrida organizada conjuntamente pela Promoslot, Clube PT Coimbra e o Vigor SSC e que recriou a famosa prova francesa “Tour Auto” dos anos 60 e 70. Durante dois dias os concorrentes começaram por disputar um troço de rallye e uma prova de velocidade em pista - na Póvoa de Varzim - e continuaram no dia seguinte - em Coimbra - com mais dois circuitos, uma rampa e um troço de estrada.



Uma das características mais interessantes desta prova era o facto de correrem juntos veículos com idades e performances muito diferentes, que não competem habitualmente ao mesmo tempo. Assim, era possível ver um Porsche 550 Spyder, um Alpine Renault A110 e um Ford GT 40 lado a lado num circuito ou apreciar um fantástico Ferrari 512 S num troço de rallye! E nem mesmo a famosa “bomba verde” quis faltar a este evento, que juntou ainda vários AC Cobra, Ferrari 250 GTO, Fiat 124 Abarth...



A classificação final estava dividida em 7 classes, conforme as características e idade dos modelos, sendo o vencedor à geral o bonito Ferrari 512 S de “Jackie Ickx”.



Contactos úteis:
www.promoslot.com

. : Classicos a escala 2.

Mas não pensem que esta é uma competição única; cerca de um mês antes, eu e os meus amigos “clássicos”, já tinhamos alinhado do grande “Rallye Slot Safari Classics 2006”. Disputado no Porto, nas instalações da Stop & Go, este rallye faz parte do um campeonato anual que esta empresa organiza.



Dividido em 5 grupos, é possível ver correr carros tão espectaculares como os mais antigos Jaguar XK 120 ou Austin Healey 3000 até aos mais modernos grupo B, Audi Quattro E2, Lancia Rally ou MG Metro 6R4. Pelo meio encontramos os inesquecíveis Porsche 911 - nas versões S, RS, SC RS ou Turbo! - VW, Mercedes 230 SL, Cortina Lotus, BMW 2002, Lancia Stratos, Ford Escort RS, ou ainda os raros Seat 1430 Coupé.



A prova iniciou-se pela manhã com as inscrições e verificações técnicas, seguindo-se a primeira etapa com duas PEC. De tarde, disputaram-se mais duas etapas e quatro troços, sempre em piso de terra e bastante selectivos - no meio de elefantes, rinocerontes, cobras e girafas! A classificação final reflecte a qualidade das preparações presentes e não é raro encontrar vários concorrentes classificados no mesmo segundo a lutarem por um lugar no pódium.



Contactos úteis:
www.stopandgo.web.pt

. : Classicos a escala 3.

Mas os “dedos” clássicos não ficaram por aqui. Logo na semana seguinte dirigimo-nos novamente ao Porto, mais precisamente ao Slot Clube do Porto para mais uma prova de velocidade Classics. Desta vez correram os grandes protótipos que costumavam animar as corridas de resistência dos anos 60 e 70 - Porsche 917, 908 e Carrera 6; Ferrari 512 e P4; Ford GT 40, Lola T70, Chevron B16, etc.



Para esta classe pode-se escolher qualquer chassi e carroçaria mas o motor está limitado a uma só marca, por isso os andamentos são todos muito próximos. É um campeonato muito disputado e mesmo pilotos consagrados, como foi o caso dos nossos amigos José Mota Freitas e Paulo Ramalho, deixaram nas garagens os seus Minis e ADR e vieram aqui participar com uns “potentes” Porsche 908! “É complicado, ali fora parece mais simples controlar o andamento. É mais fácil pilotar o ADR”, dizia-nos Paulo Ramalho, num regresso à modalidade cerca de 20 anos depois...



A adesão a este desporto é tão espectacular que os praticantes não se coíbem de fazer algumas centenas de quilómetros só para poderem competir. Nesta prova do Slot Clube do Porto estiveram presentes vários concorrentes de Vila Real, da Póvoa de Varzim, de Viana do Castelo e bastantes da região do Porto, que regressaram a casa já de madrugada! Mas na despedida faziam sempre a pergunta; “Então, quando é a próxima prova?”



Contactos úteis:
www.slotclubedoporto.com

. : Classicos a escala 4.

Para terminar, informamos que se vai realizar um grande evento clássico no fim-de-semana de 7 e 8 de Outubro em Gaia, no espaço da Bianchi Prata Competições.



Trata-se da recriação das clássicas provas de estrada Mille Miglia (sábado) e Targa Florio (domingo).



Nas Mille Miglia podem-se inscrever viaturas que participaram realmente naquele evento até 1957, divididos em 2 classes (modelos de plástico ou resina); para o Targa Florio podem-se inscrever equipas de dois pilotos nas 3 classes em disputa, até 1973 (modelos de Turismo, GT e Prototipos).



A organização está a cargo da Slot Classics e mais pormenores podem ser consultados on-line.

Contactos úteis:
"http://slotclassics.blogspot.com"